Como instalar Ubuntu (18.04 LTS)

1. Visão Geral

– A área de trabalho do Ubuntu é fácil de usar, fácil de instalar e inclui tudo o que você precisa para executar sua organização, escola, casa ou empresa. Também é de código aberto, seguro, acessível e gratuito para download.

2. Requisitos

Você precisará considerar o seguinte antes de iniciar a instalação:

  • Conecte seu laptop a uma fonte de energia.
  • Verifique se você possui pelo menos 25 GB de espaço livre de armazenamento ou 5 GB para uma instalação mínima.
  • Tenha acesso a um DVD ou a uma unidade (flash USB) contendo a versão do Ubuntu que você deseja instalar.

Verifique se você possui um backup recente de seus dados. Embora seja improvável que algo dê errado, você nunca pode estar muito preparado.

3. Inicialize a partir do DVD

É fácil instalar o Ubuntu a partir de um DVD. Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Coloque o DVD do Ubuntu na sua unidade óptica / DVD.
  2. Reinicie o seu computador.

Assim que o computador inicializar, você verá a janela de boas-vindas.

A partir daqui, você pode selecionar seu idioma em uma lista à esquerda e escolher entre instalar o Ubuntu diretamente ou experimentar o desktop primeiro (se você gosta do que vê, também pode instalar o Ubuntu a partir deste modo).

Dependendo da configuração do seu computador, você poderá ver um menu de inicialização alternativo mostrando um painel de seleção de idioma grande. Use as teclas do mouse ou do cursor para selecionar um idioma e você verá um menu simples.

menu de inicialização

Selecione a segunda opção, ‘Instalar o Ubuntu‘, e pressione retornar para iniciar o instalador da área de trabalho automaticamente. Como alternativa, selecione a primeira opção, ‘Experimente o Ubuntu sem instalar’, para testar o Ubuntu (como antes, você também pode instalar o Ubuntu a partir deste modo).

Alguns momentos depois, após o carregamento da área de trabalho, você verá a janela de boas-vindas. A partir daqui, você pode selecionar seu idioma em uma lista à esquerda e escolher entre instalar o Ubuntu diretamente ou experimentar o desktop primeiro.

Selecione a segunda opção, ‘Instalar o Ubuntu’, e pressione retornar para iniciar o instalador da área de trabalho automaticamente. Como alternativa, selecione a primeira opção, ‘Experimente o Ubuntu sem instalar’, para testar o Ubuntu (como antes, você também pode instalar o Ubuntu a partir deste modo).

Alguns momentos depois, após o carregamento da área de trabalho, você verá a janela de boas-vindas. A partir daqui, você pode selecionar seu idioma em uma lista à esquerda e escolher entre instalar o Ubuntu diretamente ou experimentar o desktop primeiro.

5. Prepare-se para instalar o Ubuntu

Primeiro, você será solicitado a selecionar o layout do teclado. Se o instalador não adivinhar o layout padrão corretamente, use o botão ‘Detectar layout do teclado’ para executar um breve procedimento de configuração.

Depois de selecionar Continuar, você será perguntado: Em quais aplicativos você gostaria de instalar? As duas opções são ‘Instalação normal’ e ‘Instalação mínima’. O primeiro é equivalente ao antigo pacote padrão de utilitários, aplicativos, jogos e players de mídia – uma excelente barra de ativação para qualquer instalação do Linux. O segundo ocupa consideravelmente menos espaço de armazenamento e permite instalar apenas o que você precisa.

Abaixo da pergunta do tipo de instalação, há duas caixas de seleção; um para ativar as atualizações durante a instalação e outro para ativar o software de terceiros.

Aconselhamos ativar ambos Download Instale software de terceiros.

Mantenha-se conectado à Internet para obter as atualizações mais recentes enquanto instala o Ubuntu.

Se você não estiver conectado à Internet, será solicitado a selecionar uma rede sem fio, se disponível. Aconselhamos que você se conecte durante a instalação para garantir que sua máquina esteja atualizada

6. Aloque espaço na unidade

Use as caixas de seleção para escolher se você deseja instalar o Ubuntu ao lado de outro sistema operacional, exclua o sistema operacional existente e substitua-o pelo Ubuntu ou, se você for um usuário avançado, escolha a opção ‘ Algo mais ‘.

7. Comece a instalação

Após configurar o armazenamento, clique no botão ‘Instalar agora’. Um painel pequeno aparecerá com uma visão geral das opções de armazenamento que você escolheu, com a chance de voltar se os detalhes estiverem incorretos.

Clique Continue para corrigir essas alterações e iniciar o processo de instalação.

8. Selecione sua localização

Se você estiver conectado à Internet, sua localização será detectada automaticamente. Verifique se a sua localização está correta e clique em “Avançar” para continuar.

Se não tiver certeza do seu fuso horário, digite o nome de uma cidade ou cidade local ou use o mapa para selecionar sua localização.

9. Detalhes de login

Digite seu nome e o instalador sugerirá automaticamente um nome de computador e nome de usuário. Estes podem ser facilmente alterados, se você preferir. O nome do computador é como o seu computador aparecerá na rede, enquanto o seu nome de usuário será o seu nome de usuário e conta.

Em seguida, insira uma senha forte. O instalador informará se está muito fraco.

Você também pode optar por ativar o login automático e a criptografia da pasta pessoal. Se sua máquina for portátil, recomendamos manter o login automático desativado e ativar a criptografia. Isso deve impedir que as pessoas acessem seus arquivos pessoais se a máquina for perdida ou roubada.

10. Instalação em segundo plano

O instalador agora será concluído em segundo plano, enquanto a janela de instalação ensina um pouco sobre o quão impressionante é o Ubuntu. Dependendo da velocidade da sua máquina e da conexão de rede, a instalação deve levar apenas alguns minutos.

11. Instalação concluída

Depois que tudo tiver sido instalado e configurado, uma pequena janela aparecerá solicitando que você reinicie sua máquina. Clique em Reinicie agora e remova a unidade flash DVD ou USB quando solicitado. Se você iniciou a instalação enquanto testava a área de trabalho, também tem a opção de continuar testando.

Parabéns! Você instalou com sucesso o sistema operacional Linux mais popular do mundo!

Agora é hora de começar a desfrutar do Ubuntu! 😉

Fonte pesquisa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *