Como Alterar Senha no Linux

As senhas são a primeira linha de defesa na segurança de qualquer sistema, incluindo Linux. Conexões de SSH sem senha também são uma alternativa confiável, mas no final das contas uma senha segura é sempre uma ótima opção. Neste tutorial, vamos ensinar como alterar senha Linux!

Linux e Senhas

O Linux é considerado um dos sistemas mais seguros do mundo devido à maneira que seus processos são executados. Porém, cada sistema operacional depende, de uma maneira ou de outra, de senhas.O Linux gerencia essas senhas de maneira semelhante a outros sistemas. Entretanto, existem dois arquivos importantes para cuidar desse gerenciamento.

O primeiro é o arquivo é o /etc/passwd, onde você encontra todos os usuários no sistema. Adicionalmente, é mostrado em qual grupo do sistema ele pertence. É possível que vejamos muitos usuários, mas poucos poderão logar por serem usuários do sistema.

Para ver o conteúdo do arquivo podemos usar o seguinte comando:

cat /etc/passwd

O segundo arquivo do Linux que está relacionado com as senhas é o /etc/shadow. Neste arquivo, podemos ver as senhas criptografadas dos usuários e se eles possuem uma chave SSH.

cat /etc/shadow

O recomendado é que todas as senhas sejam fortes, para que ninguém consiga adivinhá-las. Mas, se você suspeita que a senha tenha sido comprometida, é possível mudá-la.

Recomendamos que isso seja feito com frequência!

Como Alterar Senha Linux?

Para mudar a senha Linux você só precisa conhecer um comando! Primeiro, acesse seu servidor via SSH. Então, vamos digitar o seguinte comando para alterar senha root Linux:

sudo passwd

Após executar o comando, será solicitado inserir a senha duas vezes. Neste caso, quando nenhum usuário é especificado, estamos alterando a senha root.

Como Alterar Senha Linux para Outro Usuário?

Também é possível mudar a senha para outro usuário no mesmo sistema. Para isto, precisamos logar como usuário root e adicionar o nome do usuário no comando passwd.

Teremos que inserir a senha duas vezes, como mostrado acima. O comando fica assim:

passwd usuário

Por exemplo, para alterar a senha do usuário edward:

passwd kakaroto

Bem simples, não é? Agora você já sabe como alterar senha no Linux!

Resumo

Alterar a senha do seu Linux é muito importante para a segurança do seu projeto. O processo é bem simples, recomendamos que seja feito com frequência para uma maior proteção. Dúvidas ou sugestões? É só comentar abaixo!

Fonte da pesquisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *